quinta-feira, março 29, 2012

Macarrão ao molho de maçã

Essa receita é do meu noivo.. E tudo começou com um "será que dá certo?!"

Mas... E não é que deu muiiiito certo? =D



Primeiro, refogue uma cebola cortada em pequenos pedacinhos no azeite, bem rápido, só pra dar uma amolecida mesmo. Depois adicione um tomate meio verde, também em pedacinhos. Daí você coloca um sachê de caldo de legumes, alho frito a gosto e duas colheres de shoyo. Adicione 150ml de leite de soja e meia maçã vermelha cortada primeiro em fatias finas e depois em pedacinhos. Deixe um ou dois minutos e adicione orégano a gosto. Se quiser, pode regar com um pouco mais de azeite.

Super jantar, nem precisa de mais nada. =)

Quer aprender a temperar uma salsicha de soja?

Quem é vegano sabe. De vez em quando rola uma vontade de junk food que vou te contar... E o difícil nessa hora, é encontrar um restaurante que prepare algum prato sem ingredientes de origem animal. E aí eu me pego pensando, como é fácil comer em casa!

A Superbom tem uma linha de produtos com soja, e entre eles, uma salsicha que vem em latas como essa aqui:

Mas você encontra de outras marcas também.

Não gosto de comer ela pura. Mas se você assar com um pouquinho de sal ou fizer o molho que eu vou ensinar abaixo, é tudo de bom. Dá pra comer com pão, no almoço (com arroz, feijão e salada), com macarrão e o que mais sua imaginação criar!

É bastante simples. Corte uma cebola em rodelas e um dente de alho em pedaços pequenos. Refogue isso no azeite de oliva (ou num dia bem junk, coloque azeite de dendê). Depois adicione a salsicha cortada em rodelas ou do modo que preferir e deixe refogando até ela mudar de cor - ficar bem avermelhada. Daí você adiciona duas colheres de molho de tomate, meio copo de água, um sachê de caldo de legumes e um pouco de orégano ou chimichurri.
Deixe a água secar um pouco e pronto pra servir. Se quiser, pode colocar coentro e cebolinha picados.
O meu prato principal do almoço hoje ficou assim:

terça-feira, março 27, 2012

Alfajor vegano

Essa receita eu peguei do Mais Você, da Ana Maria Braga. Mas como fiz algumas alterações pra ficar vegana, vou colocar a receita completa aqui embaixo.

Vale muito a pena fazer. Dá um trabalhinho, só rende seis ou sete alfajor, mas é uma delícia!

Acho que vale a pena assistir ao vídeo da receita, a Ana Maria dá umas dicas ótimas do ponto de cada coisa. Acompanha aí!


Alfajor de chocolate


INGREDIENTES

Massa:
  • 250g de pão preto triturado (passei no processador)
  • 90g de chocolate meio amargo derretido
  • 15g de becel
Recheio:
  • 10ml de água
  • 50g de açúcar
  • 25g de amêndoa sem pele
  • 25g de avelã sem pele
  • 150g de chocolate meio amargo picado
  • 50 ml de creme de leite de soja
  • 300g chocolate meio amargo para banhar
MODO DE PREPARO

Massa
Em uma vasilha, coloque 250g de pão preto triturado, 90g de chocolate meio amargo derretido, 15g de margarina becel e misture para formar uma massa.
Abra a massa entre dois sacos plásticos até uma altura de 0,3 cm e corte discos com um aro de 6,5 cm de diâmetro. Reserve.
Recheio
Em uma panela, coloque 10ml de água, 50g de açúcar e leve ao fogo alto até ferver. Acrescente 25g de amêndoa sem pele, 25g de avelã sem pele e misture bem. Retire a panela do fogo e continue mexendo até que as amêndoas e avelãs fiquem esbranquiçadas.
Leve de volta ao fogo e deixe derreter o açúcar que cristalizou. Quando os frutos secos estiverem cristalizados e começarem a estalar, espalhe-os em uma assadeira untada com óleo e deixe esfriar.
Transfira o crocante obtido para o processador e triture até obter um pó fino. Misture este pó obtido com 150g de chocolate meio amargo picado e derreta-o em banho-maria. Deixe esfriar.
Em uma tigela, junte o chocolate derretido com 50ml de creme de leite de soja. Reserve.
Montagem
Pegue um disco de massa, coloque 1 colher (sopa cheia) da mousse, e tampe com outro disco de massa. Leve à geladeira para firmar por cerca de 30 minutos.
Banhe os alfajores em chocolate meio amargo derretido, coloque sobre papel manteiga e deixe endurecer. Retire as rebarbas e sirva em seguida.







 Só não olha a bagunça! kkkkkkkkkkk

Dica do Jamie!

Eu adoro assistir programas de culinária. E pesquisar culinária na internet. E cozinhar também...
Meu noivo diz que a gente fala muito em comida... Mas quer coisa tão gostosa?? =P

Bom, dia desses eu estava assistindo o programa do Jamie Oliver - que por acaso era um almoço vegetariano em 30 min =D - e ele deu uma dica super legal pra conservar melhor coentro e cebolinha.
Achei a ideia muito boa e resolvi testar em casa. E não é que é super certo?

Assim que você comprar o coentro e a cebolinha, lave tudo em água corrente e seque. Eu deixei escorrer a água numa peneira e depois sequei melhor com um pano de prato.

Daí você enrola tudo num pedaço de papel manteiga e guarda na geladeira. E só.

Gente, essas fotos aí eu tirei hoje, faz uma semana que o coentro tá na geladeira e olha, verdinho.. Fica meio murchinho, é verdade, mas daquelas folhas pretas nojentas. E o melhor, quando você abre, tá pronto pra usar. =D






Leite condensado caseiro

O único leite condensado vegano que eu conheço aqui em Maceió, é o da Olvebra - de soja. Uso muito por que me dá a sensação de que tem a mesma textura do leite condensado - de vaca. E ainda, o sabor não altera muito. Não comeria ele puro, pois acho muito doce, mas pra fazer brigadeiro, beijinho, pavê, pudim, tá servindo muito bem.

O problema é que o danado custa super caro por aqui. Em alguns supermercados - e olha que é difícil de achar, ele custa quase 7,00. Compare isso com o leite condensado comum. Absurdo.


Daí eu resolvi testar a receita do Vegato e fazer o leite condensado caseiro, com extrato de soja. Ficou bom, e a textura bem parecida com o do supermercado. Só que.. Eu também não comeria ele puro.



Daí fiz brigadeiro =)

E ficou mto gostoso, com uma consistência bem mais durinha.

quinta-feira, março 01, 2012

Bruschetta deliciosa

Gente, essa é uma receita que ninguém pode deixar de fazer. É simplesmente uma delícia!

Eu peguei a receita de queijo nesse site aqui. É bem simples. Depois fiz as torradas com pão francês, salpiquei azeite, coloquei um pedacinho de tomate em cima, coloquei o queijo bem esfarelado e orégano.

Uns dez minutos no forno alta e tá aí um dos melhores lanches que você já comeu. =D

Queijo firme

3 colheres (sopa) de purê de mandioquinha
1 xícara de polvilho doce
1/2 xícara de polvilho azedo
3 colheres (sopa) de azeite
1 colher (café) sal
1 colher (sobremesa) de levedo de cerveja

Junte todos os ingredientes. Amasse com as pontas dos dedos até formar uma massa homogênia. Coloque a massa num recepiente do formato que desejar (redondo, oval) untado com oleo. Leve a geladeira por mais ou menos 2 horas. Na hora de consumir, corte as fatias e leve a uma frigideira anti aderente para dourar e cozinhar os polvilhos. Pode deixar esfriar e ralar sobre massas.