Google+ Followers

segunda-feira, junho 09, 2014

Suco verde, já tomou hoje?

Faz um tempo que estou colaborando com o Super Veggs. Meus textos lá falam só sobre gravidez e veganismo. Vou postar aqui alguns dos que acho mais importantes, mas se você quiser acompanhar melhor, clica lá, ok?



    E hoje o nosso assunto é suco verde. Está na moda e vem sendo consumido por artistas e celebridades do mundo todo como auxiliar do emagrecimento e das dietas desintoxicantes. Mas o suco verde não é só isso. Ele é sem dúvida uma grande fonte de nutrientes para você grávida ter uma gestação mais saudável. Principalmente aquelas futuras mamães que comem pouca salada, ou que precisam de suplementação alimentar.
            O suco verde é rico em ferro, cálcio, ácido fólico, vitamina C e dependendo do ingrediente que você coloque pode ter bastante vitamina A, K, potássio, magnésio e outros sais minerais bem importantes para o funcionamento do organismo.
            Confesso que não sou um bom exemplo no consumo de suco verde na gravidez. Durante a adolescência eu fazia bastante e depois que engravidei tentei manter o hábito mas consegui tomar o suco apenas durante o primeiro trimestre. Hoje, aos oito meses de gestação, só o cheiro das folhas já me deixa enjoada. Não sei o motivo disso, mas eu tento comer salada e incluir os vegetais e frutas usados no suco ao longo do dia, mas cá pra nós, se tomasse um copo de suco verde teria mais rapidamente esses nutrientes. Já tentei (e deu certo) tomar o suco tapando o nariz para não sentir o cheiro. Parece coisa de criança, só que funcionou bem ;)

            Fazer o suco verde é bastante simples e você vai ver que com um pouco de organização você terá mais disposição e saúde nessa fase tão bonita. Dá para deixar os vegetais e frutas lavados e alguns até cortados na geladeira. De manhã, em jejum, é só bater tudo e tomar. O suco tomado em jejum é melhor absorvido, mas nada impede que você tome num lanche da tarde, por exemplo.
A base do suco é composta de couve, maçã, limão e pepino. A partir dessa base você pode incluir outros ingredientes que desejar. As quantidades vão do seu gosto, mas eu sugiro colocar um pepino inteiro (ou meio se ele for muito grande), duas folhas de couve, uma maçã (ou duas se preferir o suco mais doce) e o suco de um limão.
            O pepino, a maçã e o limão irão dar a água necessária para fazer um copo de suco sem a necessidade de líquidos, mas caso queira, você pode colocar um pouco de água de coco. Para bater, use o juicer, mas se não tiver, o liquidificador funciona igual, desde que tenha uma boa potência e você bata primeiro o pepino para dar líquido ou use uma cenoura como socador. Se usar a água de coco na receita, não vai ter problemas para bater.
Também é importante coar o suco – se fizer no liquidificador por que no juicer ele já sai coado. Apesar de algumas pessoas dizerem que tomam sem coar por causa das fibras, a quantidade delas presente no suco é muito grande, o que torna a digestão mais lenta. As fibras da maçã que são mega importantes para o nosso trato intestinal podem ser consumidas, mas de preferência se a maçã for orgânica.
            Outros vegetais que podem ser incluídos no suco são espinafre, salsinha, coentro, rúcula, hortelã, brócolis, cenoura, beterraba... Você também pode colocar abacaxi, morango, suco de laranja, maracujá e as frutas que desejar. Dê o seu toque especial com castanhas hidratadas em água por 20 minutos, como castanha do pará, amêndoas, macadâmias e as que mais gostar. Há ainda a possibilidade de dar aquele toque final com um pedaço de gengibre descascado, um punhado de clorofila ou ainda um punhado de linhaça, canela ou chia (acrescentadas ao suco depois de coado, já pronto para beber).
            Para coar, use uma peneira bem fina ou um paninho tipo voal. É possível encontrar uns modelinhos próprios para passar suco verde na internet ou em lojas de produtos naturais. É bom frisar ainda que se possível, você tente usar vegetais e frutas orgânicos. Aqui na minha cidade as feiras orgânicas ainda não tem tanta variedade, mas se você tem aí, aproveite.


Pepino, cenoura, beterraba, maçã, limão, brócolis, couve e salsinha.

Olha que lindeza de suco!

Pepino, acelga, cenoura, limão, maçã, salsinha e gengibre.


Pepino, cenoura, beterraba, couve, limão e maçã.


Adicione sementes de linhaça e chia ao suco pronto para dar aquele toque!

Essas receitas foram sugestão do @NosDetox, perfil que sigo no instagram.


Post também publicado no blog http://superveggs.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário