quinta-feira, outubro 04, 2012

O que comer?

Estou me propondo a ser mais atuante no blog. Espero conseguir! =D

Então vamos lá, sempre me perguntam o que eu como, o que sobra quando se tira as carnes, os lácteos e derivados do cardápio e como eu consigo viver com isso.

Vou falar mais ou menos o que eu como no dia-a-dia em casa, e aí essa pergunta será respondida com detalhes. No entanto, não estou propondo nenhuma dieta e não tenho formação em nutrição.

Não é difícil eliminar os produtos animais do cardápio. Brasileiro dá "jeitinho" em tudo, não é assim? Não seria diferente com a comida.

Café da manhã
Essa é a hora do dia em que nós devemos recarregar as energias. Portanto, é fundamental se alimentar bem. Estas são algumas opções de café da manhã num cardápio vegano:
- pães sem leite - pode ser cru acompanhado de geleias de frutas, margarina vegetal ou manteiga de amendoim sem mel. Ou pode ser torrado com azeite ou margarina.
- café
- leites vegetais
- sucos
- iogurtes de soja
- mingau de aveia
- biscoitos sem leite/ovos
- frutas

Lanche
tanto no lanche da manhã como da tarde é possível incluir:
frutas, biscoitos, castanhas, amendoim, nozes, passas, ameixas, bolos, salgados, suco, etc.

Almoço
- saladas variadas - claro que não dá pra comer todo dia a mesma salada, nem todo dia comer todos os tipos de legumes e verduras. Então eu escolho. Na hora de fazer a feira, dá pra comprar um pouco de cada coisa. E aí, no almoço, você pode fazer uma salada com três ou quatro tipos de legumes/verduras diferentes. Dá aquela temperada com sal, azeite e pimenta e fica delícia! Nesse momento também costumo incluir na salada um colher de chia ou linhaça em grãos.
- arroz
- feijão
- macarrão sem ovos
- soja - com esse coringa você vai do simples refogado ou strogonoff e à lasanha!
- tofu
- cogumelos
- gluten (para quem não é alérgico)
-sucos

Jantar
Aqui dá pra repetir o algo que se comeu no almoço (arroz com salada e soja, panqueca, macarronada, só a salada com pão) ou, se você mora numa cidade como a minha e tem horror de comer no jantar o que comeu no almoço - feito eu - pode comer:
- cuzcuz
- inhame
- macaxeira
- batata doce
- sopas (das mais variadas, de legumes, de tomate, de batatinha, caldo verde...)
- pão
- frutas
- pizza
- yakissoba..

Imagem de Souservivo.com.br

Pois é, vegetariano só passa fome se quiser ou não tiver coragem nem criatividade. =)

Quem não sabe cozinhar, aprende. Simples assim.
Abaixo alguns sites com receitas maravilhosas, mtas das quais eu já provei e aprovei:

www.chubbyvegan.net
www.vegetarianocomeoque.com.br
www.menuvegano.com
www.vegato.blogspot.com










Nenhum comentário:

Postar um comentário