quarta-feira, novembro 16, 2011

Pãozinho pro café - parte 1

Aqui na cidade, além daqueles pães de casas naturais, como a Erva Doce e Doce Erva, a Gardênia e a Mundo Verde - que geralmente são de fôrma e integrais - muito bons; você encontra pães veganos nas redes Bom Preço - também em fôrma mas tem que ler os ingredientes - e no Palato - o pão francês de lá pode.

Mas essas receitas foram um achado na minha vida. Principalmente, por que é difícil confiar no que diz algumas padarias na cidade, e nem sempre você pode ir comprar o pão naquela rede grande de supermercado e ficar olhando atentamente os ingredientes. Quando você faz, você confia.

Daí eu encontrei essa primeira receita de pão de okará. Quem faz tofu caseiro sabe do monte de resíduo que sobra e a pena que dá jogar fora. Mas como tudo da soja se aproveita (praticamente), dá pra fazer hambúrguer, almondegas, cookies e otras cositas mais, inclusive esse pão, que é uma delícia..

A receita veio da Embrapa e pode ser facilmente encontrada aqui, junto com outras tantas com soja.
Pra quem não sabe fazer tofu, aqui tem um passo-a-passo super fácil.


Pão de Okará
Ingredientes:
Fermento:
- 10g do fermento seco para pão)
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 1 xícara (chá) de água morna - esquentei no microondas, potência máxima por 45 segundos.

Massa:
- 1/4 de xícara (chá) de óleo de soja
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (sopa) rasa de sal
- 2 xícaras (chá) de resíduo de soja
- mais ou menos 5 xícaras (chá) de farinha de trigo comum

Modo de preparo:
Fermento:
Em um recipiente (bacia), dissolver o fermento com água e adicionar os demais ingredientes. Cobrir com plástico e, deixar em repouso para crescer, por 15 minutos.

Massa:
Misturar ao fermento o resíduo, o açúcar e o óleo. Adicionar aos poucos, a farinha de trigo, trabalhando a massa até que os ingredientes se unam e a massa se desprenda dos dedos. Sovar bem na mesa até ficar uma massa macia. Moldar os pães no formato desejado, dispôr em formas untadas e polvilhadas com farinha de trigo, deixar crescer por uma hora e, assar por 30 minutos em forno pré-aquecido(180oC).

Olha como fica lindo! Essa receita dá uns quinze pãezinhos desse.






Bjs e até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário